Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Entre Parêntesis

Tudo o que não digo em voz alta e mais umas tantas coisas.

08
Fev15

Publicidade (não) dissimulada

Achei inteligente por parte das marcas utilizarem alguns blogs para fazerem parcerias e, como é óbvio, publicidade. Aproveitaram a seu favor esta moda e perceberam cedo que arrecadavam mais clientes-alvo nestes espaços virtuais do que nas primeiras folhas de revistas "fúteis".

Isto fez com que alguns bloggers percebessem o potencial de negócio que tinham, literalmente, nos dedos das mãos. O resultado são blogs que se tornaram em autênticos espaços publicitários ainda mais longos que os da TVI. Blogs sem conteúdo - e o que há, é quase todo para contextualizar ainda mais produtos, ainda mais marcas, ainda mais coisas para vender. No fundo, perde-se a essência. Mas isso dava para todo um outro post de dissertação e maledicência e diz respeito à gestão que os próprios bloggers fazem do seu negócio.

O que queria assinalar é mesmo a gestão que as marcas fazem das parcerias com os blogs. Irrita-me um bocadinho é o facto de "distribuírem" as campanhas todas ao mesmo tempo a meia dúzia de bloggers, esquecendo-se que há pessoas que acompanham todos esses blogs. Eu, por exemplo, sigo um monte deles no feedly - e há um dia em que todos eles, como que por magia, têm um post sobre o batom XPTO ou o sumo YXZ! 

A publicidade em blogs era boa porque era inovadora e passava mais ao menos despercebida. Até que um dia se tornou tão chata e comum como as publicidades da televisão, da rádio ou de todos os baners da internet. Ou do cinema. Ou dos vídeos do youtube. Ou coladas no autocarro ou nos prédios devolutos. Ou nos flyers que nos entregam na rua. Porque hoje em dia nós somos, literalmente, perseguidos por publicidade. Bombardeados, mal pomos um pé fora de casa. Não podemos olhar para lado nenhum que, bum!, lá está mais um papel gigante feito para nos convencer a comprar uma porcaria que não necessitamos. E estamos todos - e eu quase me atrevo a sublinhar o todos - fartos de publicidade.

Os blogs - como os livros (pelo menos para já) - eram uma boa forma de escape. Até agora, em que muito do conteúdo vem em forma de propaganda dissimulada. E, ainda para mais, nos é mostrada em todos os meios no mesmo dia, como se as cabeças dos nossos autores preferidos estivessem a magicar as mesmas coisas, precisamente no mesmo dia. Não há como livrar-nos desta praga.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Pesquisar

Mais sobre mim

foto do autor

Redes Sociais

Deixem like no facebook:


E sigam o instagram em @carolinagongui

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Leituras

A ler:



goodreads.com


2019 Reading Challenge

2019 Reading Challenge
Carolina has read 1 book toward her goal of 12 books.
hide

Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2014
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2012
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2011
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Ranking