Podemos passar o verão à frente?
Antes não percebia muito bem o facto de algumas pessoas terem "alergia" ao Natal. Achava estranho, tendo em conta que sempre vi o Natal como uma festa de família, quente e calorosa, que seria quase impossível alguém não gostar.
Mas agora acho que percebo. Acho que eu própria estou a desenvolver uma "alergia" - não ao Natal, mas ao Verão (o que ainda é pior - aparentemente todaaaaa a gente delira com o Verão, ainda mais do que com a época natalícia). Dou por mim, ano após a ano, a esperar que esta época passe. Anseio-a sempre, principalmente no pico das aulas quando já estou exausta, mas as minhas expectativas acabam sempre defraudadas. Duas a três semanas de férias chegavam-me perfeitamente - para descansar, arrumar as ideias e pôr em dia as coisas que deixo em atraso durante o período de aulas. Fora isso, já percebi, fui feita para trabalhar - estar parada deprime-me.
O facto de também, nos últimos anos, ter feito férias ou em Maio ou em Setembro faz com que os meses de "verão puro" não me tragam lembranças por aí além. Pelo contrário, só me relembram coisas que faço questão de esquecer. E percebo agora que é por esses vínculos emocionais (ou a falta deles) que as pessoas deixam de gostar daquela ou outra época do ano.
Sei que é um choque, as pessoas adoram Agosto e tudo o que este mês traz com ele. Mas, por mim, saltava já para o meio de Setembro. E rapidinho, de preferência, que suponho que se demorar muito até lá, a probabilidade de dar em louca é demasiado alta para aquilo que é aconselhável.