Miúda de 95 23#
O teletexto
Eu ainda sou do tempo em que o meu pai me dizia assim: "liga aí no 400 do teletexto para ver a tabela de classificações [do futebol]". Meu deus, parece que foi há meio século. No outro dia lembrei-me e cheguei-me mesmo a perguntar se essa coisa ancestral e muito arcaica ainda existia - pelos vistos sim, mas deve ser muito menos usado. Estou aqui a olhar para o meu comando da televisão e nem sequer vejo o botãozinho com riscas que antes dava para aceder ao teletexto.
Sim, porque antes ir ao teletexto era recorrente. Queriam saber as regras para um concurso qualquer de televisão? Iam ao teletexto. Queriam ver em lugar estava o Boavista? Iam ao teletexto. Queriam saber o horóscopo sem ter de comprar a revista Maria? Iam ao teletexto. Queriam rir um bocadinho? Iam ver a anedota do dia no teletexto. Queriam saber o tempo para amanhã? Iam ao teletexto. Um sem fim de coisas, tudo através daqueles três numerozinhos que se introduziam no canto superior esquerdo e, puff, fazia-se magia! Até já sabíamos o número de cor, qual lista telefónica reduzida, de tanta utilização que por aqui lhe dávamos.
Agora as box's e a internet vieram tirar o lugar a essa coisa tão sofisticada que era o teletexto. Já não há respeito por estas coisas velhinhas.