E o curso de fotografia chegou ao fim
(ontem, na inauguração da exposição)
Parece que foi ontem que contei aqui que me tinha inscrito num curso de fotografia - na verdade foi há meio ano, mas com tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo, parece que os meses voaram. E ontem acabou. Inauguramos a nossa exposição coletiva de fotografia no Hard Club, com casa cheia, mesmo estando um autêntico dilúvio lá fora e um trânsito muito complicado nas ruas do Porto.
O balanço final é super positivo, com zero arrependimentos e muito orgulho em tudo o que aprendi e evoluí. A minha única queixa e tristeza provém de algo que ninguém pôde controlar: fui operada numa altura crucial do curso, em que já tínhamos todos os conhecimentos para tirar boas fotografias e onde devíamos melhorar com o treino. Como estive praticamente um mês em casa (entre pré-operação e pós-operatório), a prática de fotografia foi severamente prejudicada; a maioria das fotos que tenho, tanto na exposição como no meu trabalho final, foram tiradas aqui em casa, porque não havia mais sítio a que pudesse recorrer. Sinto que a minha evolução, principalmente comparada com a dos outros colegas, foi bastante menor do que devia - e não nego que tal me entristece, embora saiba que não tenho culpas no cartório. A parte boa é que agora tenho toda uma vida para praticar e evoluir da forma que sempre sonhei, desde o início!
Quanto ao curso, só tenho boas referências, informações e recordações para partilhar. O Hugo Lima é um óptimo formador, que sabe muito sobre o que ensina e sempre disponível para nos ajudar; o curso está muito bem construído e dividido, pensado ao pormenor para acompanhar a evolução dos alunos e até a estrutura de pensamento que devemos ter enquanto estamos a fotografar. Apesar de só ter ido a uma saída em grupo (são originalmente duas e este ano tivemos direito a uma extra), gostei muito de aprender a ver as coisas de outra forma, de um ângulo mais "fotográfico".
Por outro lado, há também as relações pessoais que se desenvolvem e que, espero, fiquem por muito tempo. Dei-me mesmo muito bem (coisa rara em mim) com um par de pessoas e adorei partilhar a experiência com outras tantas: todas apaixonadas pela fotografia, com vontade de aprender e partilhar conhecimento. Apesar de existirem sempre algumas empatias, não houve "grupos" (ao estilo da faculdade) e toda a gente se dava com toda a gente, o que foi algo mesmo muito agradável de vivenciar. E o próprio escape de, todas as semanas, termos uma aula diferente, com pessoas diferentes das que estamos todos os dias, é mesmo muito saudável.
Aconselho todos os que tenham este gosto pela fotografia e possibilidades (tanto temporais como financeiras) a fazerem este curso. Acreditem que, por tudo o que se aprende e se experiência, é um curso muito em conta! E vale muito, muito a pena! Se tiverem curiosidade em ver os resultados obtidos por nós neste curso, podem sempre passar no Hard Club e ver a nossa exposição - eu sou suspeita, mas acreditem que está muito gira! A exposição está patente até dia 7 de Março, todos os dias, desde as 10.30h até às 00h - e a entrada é livre e gratuita! Eu já tenho saudades.
(foto da Lígia Rocha, colega de curso, no único passeio fotográfico a que fui - com a minha mochila, tripé e máquina fotográfica!)