E hoje, o que jantamos?
Ou um post para troca de ideias alimentares
Cresci com a minha mãe a dizer mal da vida dela todas as manhãs, de cada vez que chegava a altura de decidir o que fazer para o almoço. Não é o ato de cozinhar que lhe faz espécie, mas sim escolher o que fazer todos os dias. Acho que é assim em todas as casas. Para piorar, há que conjugar os gostos de todos os habitantes, o que torna a tarefa quase hercúlea.
Eu ainda não me posso queixar; primeiro porque só trato do jantar (não tenho de pensar no almoço, o que é uma benção) e segundo porque ainda não passou tempo suficiente para estar naquele estado de saturação em que a maioria das nossas mães se encontram. Felizmente gosto de cozinhar, o que também ajuda neste processo. O facto de ter um planeamento semanal de refeições também me facilita a tarefa: domingo ou segunda-feira pego no meu telemóvel e escrevo a ementa da semana. Às vezes não sei o que cozinhar (ora porque não tenho os ingredientes necessários, ora porque não me apetece isto ou aquilo) e entro em parafuso, mas é só naqueles minutos em que estou a decidir o que vou fazer durante a semana inteira. Daí em diante é só confecionar, não há decisões a tomar - e as compras também ficam facilitadas, pois já sei que de tudo o que vou precisar, diminuindo significativamente as minhas idas ao supermercado.
Mas neste momento a minha maior dificuldade é a diversificação de pratos. Sou esquisita quanto-baste e o meu namorado também não é muito melhor que eu - e sinto que passamos a vida a comer as mesmas coisas. Tento restringir certas comidas ao jantar, para não ficarmos enfartados, por isso as comidas mais "light" são curtas e parecem repetir-se todas as semanas: é bifes com ovos mexidos, alheira com ovo, panados no forno, timbale de frango e... e... e...? Lá pelo meio introduzo uns assados, uma lasanha, umas sardinhinhas fritas, uma massa com carne. Mas é só para sair do ram-ram de todos todos os dias...
Por isso esta semana proponho uma troca: todos os dias vou colocar no meu blog de culinária um post novo, com uma receita (que pode ser entrada, prato principal e sobremesa). Em contra-partida, nos comentários, dizem-me que comidas é que costumam fazer/comer aí em casa, para ver se eu tiro ideias e acrescento às minhas ementas semanais. Pode ser?
Para começarmos a semana em modo doce, deixei a receita de um bolinho de chocolate lá no blog. Vão lá ver e, quando voltarem, contem-me tudo: o que vão jantar hoje? E amanhã? E depois?