Dia mundial do livro
Por ter passado o dia fora, não consegui fazer este post mais cedo - mas mais vale tarde que nunca! E eu nunca poderia deixar passar este dia, que tanto tem que ver comigo e reflete uma das minhas maiores paixões, em vão!
Ler é só assim a melhor coisa do mundo - assim como escrever, no que a mim diz respeito. Ler e escrever são, provavelmente, as melhores formas de eu relaxar - não há cá banhos quentes, massagens ou televisão. Descobrir os livros - primeiro que a escrita - foi maravilhoso. Devo-o à minha irmã que me impingiu a série do Triângulo Jota, que foram as primeiras obras que li de fio a pavio. A partir daí nunca mais parei. Só mais tarde comecei a escrever, quando me vi presa dentro de mim, porque falar com as outras nunca foi algo a que fosse muito boa - com muita dificuldade em me expressar e tendo "dores" internas, comecei a passar tudo para o papel. E foi assim que aqui cheguei, e espero nunca mais parar - que este caminho pelas letras seja sempre a subir. Porque é aqui que sou feliz.
São os livros que me dão mundos para viver quando o meu me sufoca, são os livros que me oferecem bilhetes de avião grátis para outras cidades e países, são os livros os únicos que têm a capacidade instantânea de me fazer apaixonar por um rapaz (não real, para mal dos meus pecados), são os livros que me dão os amigos que nunca tive, enfim... são os livros. Resta-me agradecer a quem, tão bem, os consegue escrever e me levar por todas estas coisas boas.
Termino dizendo que hoje andei de metro (não o fazia desde que tirei a carta!) e passei na estação da Trindade, onde me deparei com uma iniciativa de troca de livros onde tive imensa pena de não poder participar. Para além disso, estavam lá a passear-se "personagens" giras: um porco engravatado, uma senhora com uma gaiola na cabeça e outras coisas meias bizarras (mas giras!). Quero mais iniciativas destas na minha cidade e muitos, muitos livros espalhados por aí! Para quem é de Lisboa, sei que também tiveram uma iniciativa semelhante (ver aqui). E viva os livros!