(Des)Igualdade?
Não percebo, muito sinceramente, qual é o fundamento de toda esta polémica sobre não haver atores pretos nomeados para os Óscares. Se, este ano, não houve filmes onde atores pretos estivessem à altura de um Óscar, porquê que haviam de ser nomeados? Só porque sim, para inglês ver? Só para apregoar a uma igualdade que, de tão obstinada, passa a ser desigualdade?
Acho que é óbvio que há mais atores brancos do que pretos, pelo menos no que diz respeito à ribalta de Hollywood que anda por aquelas andanças. É, por isso, mais provável que a "sorte" calhe a mais brancos do que pretos. Ainda assim, só nos últimos anos, lembro-me bem de várias pessoas de pele negra a receber estes prémios: Morgan Freeman, Lupita Nyongo, Octavia Spencer, Mo'Nique, Jennifer Hudson, Halle Berry, Jamie Fox, Denzel Washington. E só estou a citar vencedores, porque nomeados houve ainda mais.
Querem fazer isto como na política, em que em vários campos é obrigatório uma percentagem obrigatória de mulheres? Vamos ter de ter sempre nomeados pretos, mesmo que tenham interpretações de treta (ou que tenham participado em filmes de treta, porque muitas vezes trata-se mais disso do que outra coisa), só porque fica bem?
Não me parece que a Academia tenha uma mentalidade atrasada neste aspeto - aliás, como se pode ver consultando a lista de nomeados e vencedores. A igualdade, para mim, é isto: é este ano poderem ser só nomeados brancos e para o ano serem só nomeados pretos - e também, como de costume, haver uma mistura. Não vejo mal nenhum nisso. Vejo é mal no facto de terem tornado isto numa celeuma, de indiretamente quererem impor que haja uma "quota obrigatória" de atores e atrizes negros nomeados para estes prémios, em nome de uma "igualdade" que não percebo.