Chávena de letras - "os 100"
"Os 100" conta a história de 100 miúdos/adolescentes que são os primeiros humanos enviados para a Terra depois do cataclismo, que aconteceu há 300 anos. O livro é escrito segundo o ponto de vista de 4 personagens, 3 enviadas para a Terra e uma que conseguiu permanecer na nave, dando uma perspectiva global de todos os locais onde se passa a narração.
A história teria muito para desenvolver mas, pelo contrário, ficou muito por explicar (embora seja mais do que claro que este será o primeiro livro de uma sequela). Porquê que a nave está dividida em três "povos"? Quais são as regras? Quais as leis de sobrevivência? Acho, por isso, que essa parte do livro está muito pouco desenvolvida - parte-se do princípio que, quando um autor cria um mundo novo, tem de o explicar aos seus leitores (e a desculpa de outros livros não consola, uma vez que são questões basilares para a compreensão de todo o livro e para ter uma visão geral do mundo criado por Kass Morgan).
Fora isso, a ideia original é interessante, assim como o ponto de vista desenvolvido. É-nos levemente contada a história que levou cada uma das personagens principais a estarem no sítio onde estão, através de flashbacks. O livro tem um ritmo intenso, o que ajuda a uma leitura rápida (ou mesmo "devoradora"), que foi uma das coisas que mais gostei.
O fim da obra podia ser o fim de um capítulo normal, pelo que ainda há muito por contar e explicar, obrigando o leitor a comprar a sequela se quiser saber o desfecho de tudo aquilo - sendo que tanto a nave como a Terra ficaram em situações pouco "estáveis", logo percebe-se que ainda há muito para acontecer. A ver vamos se continuarei a leitura com os livros seguintes (que, segundo me apercebi e até à data, ainda não estão editados em português).
É um bom livro para o verão.