Chávena de letras - Dependo de ti
Antes de mais, importa dizer que esta avaliação não será tão rígida, fria e racional como as outras que costumo publicar: porque eu conheço a autora, tenho este livro autografado e dedicado e porque me sentiria mal em desmotivar alguém que, aos 17 anos, já publicou dois livros, tem muito jeito e também muito caminho por onde melhorar.
O "Dependo de ti" conta a história de duas gémeas eternamente bem-dispostas e a sua vida de adolescentes normais - festas, namorados, empregos part-times e etc. É um bocadinho irreal e sonhador, no ponto de vista em que tudo é perfeito, os namorados são lindos, cavalheiros, simpáticos... enfim, tudo o que qualquer rapariga deseja! A linguagem é simples mas poética, e há algumas falhas a nível da "linguagem oral" - ou seja, os diálogos não estão escritos para serem falados: têm frases complexas, com palavras "caras" (que miúdas de 17 anos não dizem) e não muito coerentes com as personagens em questão.
Mas, fora isso, não tenho nada a apontar. Apesar de ser um romance adolescente e às vezes um pouco ingénuo e imaturo, conseguiu prender-me a atenção, de forma a que eu o lesse quase de uma forma sôfrega. E isso não é fácil.
Uma leitura leve e agradável.