Chávena de letras - "Dentro do Segredo"
Adoro tudo o que sejam segredos, coisas escondidas e inacessíveis à maioria do comum dos mortais; nisto incluem-se receitas secretas e deliciosas, associações secretas como a maçonaria e países fechados ao mundo, como a Coreia do Norte.
Do pouco que li de José Luís Peixoto antes deste livro, foi-me fácil perceber que não é um tipo de escrita que aprecie. Mas depois de ver uma entrevista na televisão sobre as várias viagens que já fez a este país, percebi que este era um livro obrigatório na minha estante - e que, provavelmente, a escrita seria diferente do seu registo normal.
Não me enganei. É um livro magnífico. Com uma escrita deliciosa, com tudo o que precisa, nos tempos certos. É poética mas também pragmática; concisa e extensa; bem descritiva quando tem de ser. JLP conta-nos o que viu, mas deixa de lado muito do preconceito criado à volta deste país e de quem lá vive - reafirma muitas coisas, mas mostra-nos tantas outras, novas para a grande maioria das pessoas.
É, no fundo, uma descrição de uma viagem, que serve também de viagem filosófica e de agradecimento pela vida que temos. De tudo o que temos por garantido. De tudo o que nos aprece mais corriqueiro nesta vida mas que, para quem está naquele lado do mundo, não é tão normal quanto isso.
Para todos os curiosos, viajantes ou simplesmente para quem quer conhecer o desconhecido sem sair do sítio. Muito bom.