Abriu-se oficialmente a época festiva!
Dia 1 de Dezembro é, tradicionalmente, o dia de montagem da Árvore de Natal. Lutei muito contra isto durante grande parte da minha vida, fazendo um choradinho à minha mãe para montarmos a árvore mal Novembro chegava. Mas, enquanto criança, ganhei poucas vezes. Só agora que sou crescida - mas que felizmente ainda gosto do Natal! - é que ela me deixa monta-la antes deste feriado mítico.
Quem me segue no instragram sabe que este ano aldrabamos por uma semana (quem não segue pode seguir através de @carolingagongui). Eu adoro ter a árvore no centro da casa, adoro ver o piscar das luzes enquanto ando pelos corredores à noite e sinto que só falta a neve lá fora para ser o meu cenário idílico - mas tê-la por apenas um mês é tão doloroso que se der para ser durante mais um bocadinho, é perfeito. Até porque eu gosto muito mais de a ver antes do Natal do que depois - lá para o dia de Reis já não me importo que a tirem, porque sinto que aquela época já passou e vem todo um outro ano pela frente. Mas vê-la ali durante as semanas que antecedem as festas é muito especial para mim, quase como um countdown, um bichinho que se vai formando... e é tão bom!
O ano passado mostrei aqui um vídeo da montagem da árvore. Achei que o resultado final tinha ficado muito giro e foi toda uma surpresa também para mim, que tinha acabado de comprar uma árvore com três metros e tive de passar a usar um escadote como meu auxiliar. Este ano o fator surpresa já não foi o mesmo - embora, quando a montei, tivesse pensado "bolas, já me tinha esquecido de como isto era gigante!" - mas este nunca deixará de ser um momento especial, que partilho sempre com a minha mãe (e que, este ano, até teve um dedinho do meu pai, o que tornou isto numa tarefa verdadeiramente familiar).
O resultado final é parecido com o do ano passado - nem sempre se pode fazer inovações e comprar coisas novas, até porque com uma árvore desta dimensão iria à bancarrota - mas é sempre algo que gosto de partilhar. É engraçado ver como ao longo dos anos as pessoas também vão ficando "ligadas" à minha árvore e pedem para ver fotografias, por isso é algo que mostro com todo o prazer. E, claro, enche-me de orgulho ver e ouvir comentários como "é a árvore mais bonita de todas" ou "isso é que é uma árvore à séria!". Acho que a minha Árvore de Natal é uma boa metáfora daquilo que esta quadra representa e é para mim: algo grande, luminoso, bonito e, acima de tudo, mesmo muito especial.
Em vez do vídeo, e para ser diferente, este ano fiz um gif da montagem: