Porto State of Mind
Há dias mostraram-me um vídeo/música inspirado na música da Alicia Keys e do Jay-Z, Empire State of Mind, mas versão portuense. A ideia já não é nova, porque também já conhecia um inspirado na margem sul, mas não deixei de achar imensa graça por isso.
O vídeo está fraquinho e um tanto ao quanto estranho, mas a letra está genial. Acima de tudo são críticas cheias de verdade, misturadas com alguns elogios à cidade que - suponho - também deve ser a dos autores. Não destaquei as partes "positivas" (as francesinhas, o FCPorto, o "Porto é uma nação"), mas sim as que ironizavam algumas situações que se vivem por cá. Quem aqui mora sabe que são verdade.
"No Porto, terra do Dragão e do shoppings
Sem controlo anti-dopping
É o Porto..."
"Se queres praia também temos,
As melhores do país,
Com a água tão gelada que até congela o nariz"
"Temos 9 shoppings onde passa a camionete,
Não, espera, temos onze!
Na verdade dezassete!"
"E vais dar aos Aliados depois desse cruzamento,
Mas já não há jardim
O Siza correu-o a cimento!"




