Os homens choram
A questão não é se os homens choram: porque choram, todos choramos. Podem chorar menos que nós, mulheres, mas lá que choram, isso choram (não vos faltam as glândulas lacrimais, pois não?). A pergunta é: ficam menos "machos" por isso? Não são tão homens porque não conseguiram aguentar as lágrimas em frente a uma mulher, por exemplo?
A minha resposta é não. Bem sei que os homens têm a fama de serem mais durões que as mulheres, são aqueles que aguentam a pressão e as situações más sem arredar pé, mantendo-se intocáveis, como se as coisas não os atingissem. Mas eu acho que chega uma altura do dia - em que estão sozinhos, regra geral - que deixam essa fachada de ferro cair e as coisas acabam por os atingir - digo eu, que não conheço muito bem a espécie, verdade seja dita.
No entanto, não há só homens durões: também há mulheres, que agem exactamente da mesma forma e que preferem esconder as lágrimas e deita-las cá para fora quando estão sozinhas (e eu posso não ser durona, mas choro sempre quando estou só). Porque chorar sozinho é sempre melhor, na medida em que não preocupamos quem está connosco; por outro lado, é um ato profundamente egoísta, pois não somos capazes de partilhar a nossa dor e aquilo que se nos vai na alma com outra pessoa, mostrando-lhe as nossas fraquezas.
Como tal, um homem que chore, para mim, não é mariquinhas: é corajoso e sei que, de alguma forma, ultrapassou esses estéreótipos típicos de que "um homem não chora", mostrando realmente aquilo que se passa dentro dele e tendo a capacidade de o partilhar com alguém que, suspeito, será alguém que lhe é especial (porque os nossos pontos fracos não se partilham assim com qualquer um).