Sugestões para presentes de Natal para quem está em crise 5# - suporte para brincos
Presentes baratos e giros não passam só por cozinhados ou coisas feitas a partir da base. Reciclar também está na ordem do dia para quem quer poupar. Óbvio que esta sugestão se cinge às pessoas que têm estes materiais em casa, mas creio que qualquer pessoa acaba por ter coisas que dão para o efeito.
Esta sugestão também cai para o campo feminino: um suporte para brincos, para pendurar numa parede ou colocar junto a uma base.
Usei uma moldura estragada para o efeito - neste caso só precisam mesmo da moldura em si (o vidro pode estar partido, o "pé" comido pelo gato e o suporte da fotografia todo estragado - não tem mal), que tem de ser de madeira. Molduras mais vintage e requintadas dão um melhor efeito, mas tudo serve e tudo fica bonito dependendo da criatividade que temos.
A madeira está normalmente envernizada e, a maior parte das vezes, horrível. Portanto pega-se numa lixa e tenta-se que fique o mais "madeira pura" possível.
Depois dá-se asas à imaginação e, com umas tintas quaisquer (eu usei as que uso para pintar em tudo, desde cadernos a telas - mas se não tiverem, não gastem balúrdios em lojas especializadas, vão ao chineses) pintei a moldura, já devidamente limpa de pós e coisas que tais. Apliquei umas três mãos, para ficar com uma cor bem sólida.
A seguir, e depois da moldura secar, vai-se à caixa de ferramentas do pai e à caixa de costuras da mãe: buscar pionés e renda, respectivamente.
Por fim, cortamos a renda à medida da largura/comprimento da moldura, e prendemo-la com pionés (a quantidade que usam depende da largura da renda). Dependendo do tamanho da moldura, podem pôr quantas rendas quiserem, tendo em conta que os brincos precisam de um certo espaço abaixo da renda, visto que há alguns maiorzitos.
Quem tiver mãos para as artes (não é propriamente o meu caso), pode fazer disto uma prenda espectacular e única. Pintada de branco fica com um tom mais sofisticado, mas consoante a pessoa terão de adequar o estilo. Se querem colocar a moldura na parede, coloquem um fio à largura da moldura, prendendo-o com pionés, por exemplo, estilo quadro, e facilmente o colocam lá.
É coisa para se fazer em um dia e o trabalho não é assim tanto como parece.
Para quem adora o conceito mas não tem pachorra para estas coisas e algum dinheiro na carteira, pode sempre comprar uma moldura e colocar a renda e fica prontinho.