Do cabelo curto

Uma das coisas que tenho reparado é que os homens acham mais atraentes mulheres de cabelo longo. Quando cortei o cabelo (acima dos ombros, quando o tinha até meio das costas) nunca tive a oportunidade de saber muito bem as opiniões de cada um, porque o espanto ocupava esse lugar. As mulheres tendem a expressar-se mais do que os homens, e as minhas colegas e professoras rapidamente se pronunciaram nesse sentido; os rapazes nem tanto, pois também não têm o mesmo à-vontade para comigo.
Acho que as mulheres, geralmente, gostam de cabelos curtos porque gostavam de um dia experimentar um corte radical - pelo menos cá em Portugal, é regra geral as senhoras usarem cabelos longos, mas há sempre um bichinho que nos consome para sabermos como é que ficamos com o cabelo mais curto. Ou seja, gostavam de fazer um corte radical, mas acanham-se porque têm medo do resultado final.
Já os homens, que têm - normalmente - o cabelo mais curto, parecem gostar mais de longas cabeleiras. Não sei bem porquê, mas ao longo dos tempos fui notando - salvo uma grande excepção, que é o meu pai, e me adora ver com o cabelo curto. Quando perguntava a algum rapaz mais próximo o que achava, diziam que ficava bem, mas deixavam em aberto um "mas ficavas melhor com ele grande".
Neste momento, tenho o cabelo pelo ombro e estou apaixonada - mas isto dos cabelos é algo efémero. Ele cresce, ganha outras formas e rapidamente deixará de estar assim perfeitinho. Mas não o tenciono cortar durante as férias - durante este período o cabelo é maltratado pelo cloro, água de mar e coisas que tais, pelo que seria uma perda desnecessária de cabelo. Mas não nego que o corte de novo, curtinho (sei lá, estilo anos 20, por exemplo). Foi das melhores coisas que fiz e das melhores sensações que presenciei, quando me olhei ao espelho. Acredito que haja muitos homens que achem menos atraente, menos sexy, menos tudo (ainda há uns dias estive com um primo que me disse que se a namorada cortasse o cabelo como eu cortei, assim de um dia para o outro, acabava com ela - what?), mas não é por causa disso que vou deixar de fazer o que quero ou fazer mudanças no meu visual. Quem gosta, gosta - quem não gosta, também não morre por isso.