Hoje é dia de

Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Hoje decidi ir dar um passeio pela baixa com a minha mãe, para arejar as ideias. Arranjei-me e pus um vestido estampado com flores, que - não me querendo gabar - me fica mesmo, mesmo bem. E é levezinho que só ele, perfeito para dias quentes.
Chegadas à baixa, apercebi-me mesmo do significado de "vestido levezinho". De vez em quando vinha uma rabanada de vento e o vestido queria subir a todo o custo. Era ver-me com sacos empoleirados no braço e as duas mãos a agarrar no vestido.
O pior foi mesmo quando fui comprar postais. Enquanto os tirava do sítio onde estavam, vem o vento e eu só tenho tempo de dizer "wooow". Lá consegui agarrar no trapo, mas não sei a gravidade da situação. Sei que vi a roda do vestido praticamente toda levantada e uma rapariga a passar por mim, tipicamente tripeira, a dizer-me "ai o vestido, menina! ai o vestido!".
Só faltou mesmo o vestido ser branco e eu ser loira.
Depois de passarem o fim-de-semana cá, os meus sobrinhos foram-se hoje embora. À despedida, o Afonso despediu-se de nós e dirigiu-se para o carro, quando alguém que lhe perguntou: "já deste um beijo ao avô?".
"Já!", respondeu. Mas ainda assim voltou. "Mais um", e deu um beijo ao avô. "Mais um" e deu um beijo à avó. "Mais um" e deu-me um beijo a mim. E antes de virar costas, acrescentou: "porque vocês são especiais para mim".
A coisa boa de os miúdos irem para a piscina é que ficam tão cansados que, à noite, caem na cama, derreados.
A coisa má é que, regra geral, nós vamos com eles para a água e ficamos igualzinhos a eles.
Estes dias têm sido uma autentica desgraça para o meu corpo. A começar pelo facto de, esta semana, serem as festas da cidade e de haver carrinhas de farturas por tudo quanto é lado e de estar montada a feira de artesanato com os melhores pães com chouriço da humanidade e uma barraquinha com os doces de Fão.
Sexta comi uma fartura, ontem comi bolo de chocolate e um doce qualquer gelado (na festa de aniversário de um tio), hoje comi um pão com chouriço quente e maravilhoso e comprei clarinhas e folhados de Fão para abastecer a casa com um dos melhores doces regionais de que há memória. Para ajudar à festa, o meu irmão chegou ontem do Algarve e trouxe-me os incríveis, os maravilhosos, os divinais... D.Rodrigos.
É desta que viro bola.
Está um dia de piscina fabuloso e tenho dois diabos para tomar conta.
Acho que segundo a perspectiva de um dos meus escritores favoritos, Miguel Esteves Cardoso, sou uma típica portuguesa. Tudo porque sou a típica saudosa. Tenho saudades de tudo, e quase que alimento essa saudade. E é isso que ele diz no livro que estou a ler dele, o "As minhas aventuras na republica portuguesa" (depois hei-de transcrever para aqui).
Passo a minha vida a suspirar - e isto é mesmo verdade. Tenho saudades disto e daquilo, daquele momento e deste. Sei as datas, sei os pormenores mais parvos. E isso faz com que tenha ainda mais saudades. Mas para além de muitas outras coisas de que tenho saudades, tenho saudades de escrever o que me dá na realgana, na alma e no coração. As dores e as alegrias mais profundas já não passam na parede deste blog, que vão ficando cada vez mais espessas. E eu tenho pena porque, em tempos relativamente longínquos, já passaram - e eu sentia-me um bocadinho mais leve.
Penso apenas que é o preço a pagar por querer ter um blog que cresça - só se tivesse num círculo muito privado é que poderia dizer o que quisesse. Agora não. Agora já tenho clientela fixa - já tenho quem goste de mim e quem me odeie. Já sei do que devo ou não falar. Já sei que não tenho controlo de quem me lê. E eu gosto disso e tento fazer com que este pedaço de mim não perca a personalidade, mesmo não tendo acesso aos recantos escondidos do meu coração e da minha mente. Porque é assim que eu comunico - bem ou mal - e é aqui que me sinto bem.
E apesar de algumas coisas ficaram presas cá dentro, sei que o que vem cá para fora é maioritariamente acarinhado, e comentado e falado. E só por isso já vale a pena.
744 seguidores
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.