Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Entre Parêntesis

Tudo o que não digo em voz alta e mais umas tantas coisas.

20
Nov11

Breaking Dawn - MUITO SPOILER!

Até agora, como disse num post anterior, penso que fui a pessoa mais crítica em relação a este filme (o que as companhias fazem, *cof cof*). Apesar de tudo, há que ter em conta que eu amaria o filme de qualquer das formas - esperei por ele durante mais de um ano, ansiei, desesperei; o meu amor por todo este enredo e por aqueles actores ultrapassam a qualidade do filme em si - eu apenas consigo ver as coisas com claridade, apesar de tudo isto. Portanto, cá vai (isto vai sair grande..):

 

Vamos começar pelo inicio. Foi bom terem começado com um poema, para manter a tradição. A preparação para o casamento está óptima. Pena faltar a cena da liga, mas pronto, não se pode ter tudo. Já a cena do casamento... primeiro, a Bella parecia uma noiva triste (acabei de sair de um cinema, e a pessoa que estava ao meu lado comentou precisamente isso, tal como a minha irmã na ante-estreia) - ou seja, a cena não estava devidamente enquadrada; não se sabia que o Jacob estava desaparecido há meses e que ela queria a toda a força que ele a visse casar e partilhar aquele momento com ela. Por outro lado, aquilo que pretende parecer nervosismo, transparece em tristeza. A parte dos votos está bonita, mas depois tem beijo a mais (opá, acreditem, eu gosto muito de os ver beijar... mas que pusessem isso na lua-de-mel!). Gostei da Flightless American Bird - adoro aquela música e acho perfeita para a ocasião. A cena dos discursos está muito bem e dá um tom relaxado ao filme - tanto a cena do Emmett como do Charlie dão para rir um bom bocado. Depois, a cena das danças e do encontro do Jacob, tudo óptimo.

 

Quando saem do casamento no seu espectacular Volvo, a Bella parece de novo triste como um raio - same old. E chegamos à lua-de-mel. A cena que foi filmada na Lapa (aquela em que eles estão a passear pela rua e tal) está gira e romântica. O cenário da viagem de barco, em conjunto com a música, adorei. E a cena da Bella a preparar-se é uma das melhores cenas do filme - está em perfeita conjugação com a música. Depois... hã, depois.. a cena da lua está altamente artificial, eu acho. Mas ok, aceitável. E depois a marmelada em si. Muitoooo romântico e querido. E a cena da cabeceira e ela muito calma a dizer "it's alright" também. Mas melhor ainda, é a cena seguinte, em que ela acorda e revê mentalmente a noite que passou, ao passar mão na cara, no pescoço e etc - para mim, sem dúvida, uma das melhores cenas do filme (a mais romântica é de certeza). A música aqui também ajuda. Ainda na lua-de-mel, a parte da sedução da Bella está DE-MAIS. Muitoooo Bella mesmo. E quando o Edward se deita e se ri está ainda mais perfeito. Na cena em que ela tem o sonho e depois partem para a acção, tem piada ver a Bella no controlo.

Por fim, e para terminar esta parte mais "melosa", não posso deixar de salientar o português do Robert. Ri-me muito, muito mesmo, mas ele saiu-se muito bem. Só aquele "qualquer" é que saiu um nadinha torto, mas nada de especial. És o nosso orgulho, pá.

 

Passemos então à parte trágica: Bella engravida. Gostei da transformação. As cenas no geral estão muito bem. A magreza excessiva, a falta de cor. Muito bem mesmo. Ver o Edward irritado é óptimo - ele consegue gritar! E a Kristen saiu-se bem. Assim como os Cullen, gostei muito. Gostei de quando a Bella bebe o sangue, e o Jacob protagoniza uma cena com piada - bem conseguido. E ver os dentes dela com sangue... bastante sugestivo.

Entretanto, passam as cenas dos lobos, que é o que mais critico. Quando vi a cena em que eles comunicam entre si em forma de lobos e o Jacob acaba por sair do pack, só consegui pensar "MAS O QUE É ISTO?! EU ESTOU A VER OS POWER RANGERS?!!?". Principalmente a voz do Sam. Horrível, horrendo, tremendamente fraco. As cenas com a Leah estão fixes, e há que frisar, o BooBoo até se conseguiu comportar.

A cena do parto, é visualmente estranha, na medida em que não se percebe muito bem o que o Edward faz. Para quem não tiver lido o livro, fica um pouco às aranhas. De resto, nada a dizer. A bebé é linda e fofinha. Gostei MUITO que tivessem feito muito suspense quanto à sua (não) morte. Vi gente meia desesperada no cinema a perguntar-se se ela ia mesmo morrer - esta questão, no livro, não existe tanto. No filme, acaba por prender o telespectador (bem jogado, Bill!). Vê-se o sofrimento claro do Edward e do Jacob nessa parte - principalmente o Edward (Robert de parabéns!).

A cena da luta entre os lobos e os Cullen também me pareceu bem. Gostei do realismo de fazerem com que os Cullen quase "perdessem" numa fase inicial, de modo  a mostrar que não são sempre eles que vencem tudo, independentemente do inimigo.

A cena do imprint está boa. Ao menos, tenta explicar àqueles que não leram o que é o "imprint" (o que não sei se surtiu muito efeito, mas pelo menos tentaram..). Gostei do facto da Mackenzie aparecer. Ela é mesmo a Renesmee ideal.

Por fim, a cena da transformação, que para mim é das melhores partes. A magreza inicial excessiva e o facto de se ver a evolução - a cicatrização, o engordar, o cabelo a ficar mais claro e brilhante, os olhos mais sobressaídos. Adorei. E depois a cena em que mais chorei, que foi comparável a uma das cenas do Twilight, quando ela acorda no hospital - uma série de flashbacks acompanhados por uma música linda de morrer, onde passam imagens desde o Twilight até ao BD numa combinação que a mim me parece perfeita. E, por fim, os olhos. Nada a dizer.

A cena que passou nos créditos também não tem muito que comentar.

 

Quanto à banda sonora: fiquei ALTAMENTE desiludida por não terem colocado a "A thousand years" nem a "It will rain" no filme. Quer dizer, foram as duas músicas "principais" e depois deixam-nas nos créditos? Why? Mas de resto, até gostei bastante do enquadramento que deram às músicas em relação às cenas. E gostei muito que tocassem uma versão "acústica" da "My Love", da Sia na boda do casamento.

 

Enfim, é isto. Parabéns a quem leu isto até ao fim!!! O filme continuará a ser o menino dos meus olhos, independentemente dos seus defeitos. Agora é esperar pelo outro.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Carolina 20.11.2011

    Eu suponho que não. Há mesmo uma Renesmee adolescente que se juntou ao cast. Mas não te posso dizer com 100% de certezas que seja ela quem aparece lá.
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Pesquisar

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Redes Sociais

    Deixem like no facebook:


    E sigam o instagram em @carolinagongui

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

      1. 2022
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2021
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2020
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2019
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2018
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2017
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2016
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2015
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2014
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2013
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2012
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2011
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D

    Ranking