Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Entre Parêntesis

Tudo o que não digo em voz alta e mais umas tantas coisas.

20
Nov11

Breaking Dawn - MUITO SPOILER!

Até agora, como disse num post anterior, penso que fui a pessoa mais crítica em relação a este filme (o que as companhias fazem, *cof cof*). Apesar de tudo, há que ter em conta que eu amaria o filme de qualquer das formas - esperei por ele durante mais de um ano, ansiei, desesperei; o meu amor por todo este enredo e por aqueles actores ultrapassam a qualidade do filme em si - eu apenas consigo ver as coisas com claridade, apesar de tudo isto. Portanto, cá vai (isto vai sair grande..):

 

Vamos começar pelo inicio. Foi bom terem começado com um poema, para manter a tradição. A preparação para o casamento está óptima. Pena faltar a cena da liga, mas pronto, não se pode ter tudo. Já a cena do casamento... primeiro, a Bella parecia uma noiva triste (acabei de sair de um cinema, e a pessoa que estava ao meu lado comentou precisamente isso, tal como a minha irmã na ante-estreia) - ou seja, a cena não estava devidamente enquadrada; não se sabia que o Jacob estava desaparecido há meses e que ela queria a toda a força que ele a visse casar e partilhar aquele momento com ela. Por outro lado, aquilo que pretende parecer nervosismo, transparece em tristeza. A parte dos votos está bonita, mas depois tem beijo a mais (opá, acreditem, eu gosto muito de os ver beijar... mas que pusessem isso na lua-de-mel!). Gostei da Flightless American Bird - adoro aquela música e acho perfeita para a ocasião. A cena dos discursos está muito bem e dá um tom relaxado ao filme - tanto a cena do Emmett como do Charlie dão para rir um bom bocado. Depois, a cena das danças e do encontro do Jacob, tudo óptimo.

 

Quando saem do casamento no seu espectacular Volvo, a Bella parece de novo triste como um raio - same old. E chegamos à lua-de-mel. A cena que foi filmada na Lapa (aquela em que eles estão a passear pela rua e tal) está gira e romântica. O cenário da viagem de barco, em conjunto com a música, adorei. E a cena da Bella a preparar-se é uma das melhores cenas do filme - está em perfeita conjugação com a música. Depois... hã, depois.. a cena da lua está altamente artificial, eu acho. Mas ok, aceitável. E depois a marmelada em si. Muitoooo romântico e querido. E a cena da cabeceira e ela muito calma a dizer "it's alright" também. Mas melhor ainda, é a cena seguinte, em que ela acorda e revê mentalmente a noite que passou, ao passar mão na cara, no pescoço e etc - para mim, sem dúvida, uma das melhores cenas do filme (a mais romântica é de certeza). A música aqui também ajuda. Ainda na lua-de-mel, a parte da sedução da Bella está DE-MAIS. Muitoooo Bella mesmo. E quando o Edward se deita e se ri está ainda mais perfeito. Na cena em que ela tem o sonho e depois partem para a acção, tem piada ver a Bella no controlo.

Por fim, e para terminar esta parte mais "melosa", não posso deixar de salientar o português do Robert. Ri-me muito, muito mesmo, mas ele saiu-se muito bem. Só aquele "qualquer" é que saiu um nadinha torto, mas nada de especial. És o nosso orgulho, pá.

 

Passemos então à parte trágica: Bella engravida. Gostei da transformação. As cenas no geral estão muito bem. A magreza excessiva, a falta de cor. Muito bem mesmo. Ver o Edward irritado é óptimo - ele consegue gritar! E a Kristen saiu-se bem. Assim como os Cullen, gostei muito. Gostei de quando a Bella bebe o sangue, e o Jacob protagoniza uma cena com piada - bem conseguido. E ver os dentes dela com sangue... bastante sugestivo.

Entretanto, passam as cenas dos lobos, que é o que mais critico. Quando vi a cena em que eles comunicam entre si em forma de lobos e o Jacob acaba por sair do pack, só consegui pensar "MAS O QUE É ISTO?! EU ESTOU A VER OS POWER RANGERS?!!?". Principalmente a voz do Sam. Horrível, horrendo, tremendamente fraco. As cenas com a Leah estão fixes, e há que frisar, o BooBoo até se conseguiu comportar.

A cena do parto, é visualmente estranha, na medida em que não se percebe muito bem o que o Edward faz. Para quem não tiver lido o livro, fica um pouco às aranhas. De resto, nada a dizer. A bebé é linda e fofinha. Gostei MUITO que tivessem feito muito suspense quanto à sua (não) morte. Vi gente meia desesperada no cinema a perguntar-se se ela ia mesmo morrer - esta questão, no livro, não existe tanto. No filme, acaba por prender o telespectador (bem jogado, Bill!). Vê-se o sofrimento claro do Edward e do Jacob nessa parte - principalmente o Edward (Robert de parabéns!).

A cena da luta entre os lobos e os Cullen também me pareceu bem. Gostei do realismo de fazerem com que os Cullen quase "perdessem" numa fase inicial, de modo  a mostrar que não são sempre eles que vencem tudo, independentemente do inimigo.

A cena do imprint está boa. Ao menos, tenta explicar àqueles que não leram o que é o "imprint" (o que não sei se surtiu muito efeito, mas pelo menos tentaram..). Gostei do facto da Mackenzie aparecer. Ela é mesmo a Renesmee ideal.

Por fim, a cena da transformação, que para mim é das melhores partes. A magreza inicial excessiva e o facto de se ver a evolução - a cicatrização, o engordar, o cabelo a ficar mais claro e brilhante, os olhos mais sobressaídos. Adorei. E depois a cena em que mais chorei, que foi comparável a uma das cenas do Twilight, quando ela acorda no hospital - uma série de flashbacks acompanhados por uma música linda de morrer, onde passam imagens desde o Twilight até ao BD numa combinação que a mim me parece perfeita. E, por fim, os olhos. Nada a dizer.

A cena que passou nos créditos também não tem muito que comentar.

 

Quanto à banda sonora: fiquei ALTAMENTE desiludida por não terem colocado a "A thousand years" nem a "It will rain" no filme. Quer dizer, foram as duas músicas "principais" e depois deixam-nas nos créditos? Why? Mas de resto, até gostei bastante do enquadramento que deram às músicas em relação às cenas. E gostei muito que tocassem uma versão "acústica" da "My Love", da Sia na boda do casamento.

 

Enfim, é isto. Parabéns a quem leu isto até ao fim!!! O filme continuará a ser o menino dos meus olhos, independentemente dos seus defeitos. Agora é esperar pelo outro.

25 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Pesquisar

Mais sobre mim

foto do autor

Redes Sociais

Deixem like no facebook:


E sigam o instagram em @carolinagongui

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2014
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2012
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2011
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Ranking