Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Entre Parêntesis

Tudo o que não digo em voz alta e mais umas tantas coisas.

11
Abr16

Quando a publicidade é mais que os conteúdos

Eu adoro conduzir, mas uma das melhores partes de andar de carro é mesmo ouvir rádio. E vocês dizem: "mas se gostas assim tanto de ouvir rádio, porquê que também não ouves noutros sítios?". Porque na maioria dos sítios não posso cantar em plenos pulmões, não posso chorar de rir ou não posso simplesmente chorar por uma música me lembrar um momento especial qualquer. Já para não mencionar a acústica que tenho no Smart, que é só a melhor coisinha do mundo - enquanto conduzo, fico fechada numa pequena bolha de música e parece o resto do mundo fica em silêncio. É maravilhoso. 

Mas enfim, isto para dizer que, apesar de eu adorar ouvir rádio, sinto que a publicidade me arruina cada vez mais o prazer que dali retiro. De manhã e ao fim da tarde são os momentos em que mais ouço rádio; por default o carro está sempre na Comercial, que tem um leque de músicas que me agrada bastante mas últimamente dou por mim a fazer constatemente zapping radiofónico à procura de música. É estranho, tendo em conta que os rótulos da maioria das rádios incluem "música" pelo meio - mas nos dias de hoje, o que menos se ouve é mesmo aquilo que eles tanto apregoa. O que se ouve é publicidade - e então na Comercial a quantidade de anúncios é absolutamente absurda. 

O que continua a safar a Comercial são os locutores, que dão uma boa disposição matinal como nenhuns outros. Mas, ainda assim, pouco os ouvimos - e quando ouvimos, com sorte, também estão a fazer publicidade a uma porcaria qualquer. Por isso, mesmo tendo bons animadores e boa música nas pausas da publicidade, agora passo a maior parte do tempo a fazer zapping entre as rádios do que a ouvir uma estação em específico. Ando entre a MegaHits, que neste momento é a que mais ouço a seguir à Comercial mas que peca pelos locutores fraquinhos; a Cidade que passa alguma música antiga, ao bom estilo dos Morangos com Açúcar e que me faz reviver bons tempos; e a RFM, embora menos, porque entre os radialistas que me enervam até às pontas dos cabelos e as kizombadas que já não se podem ouvir, ainda vai passando alguma música decente.

Não me admirei, por isso, quando há uns dias vi uma notícia que dava conta do equilíbrio das audiências entre a RFM e a Comercial, quando esta última, há dois anos para cá, ganhava com uma margem segura. A Comercial é, na minha opinião, em tudo melhor que a RFM, mas está a perder o equílibrio entre a quantidade conteúdos e a quantidade de publicidade que emite; não sei se é por necessidade ou por pura "gula" monetária, mas tenho para mim que este desiquílibrio lhes pode sair caro. Por um lado lembram-se bem de que têm uma audiência, porque não passariam a quantidade absurda de anúncios que passam se assim não fosse; por outro, parecem esquecer-se que essa mesma audiência procura ser agradada e que o acesso à concorrência é grátis e está à distância de um clique a poucos centrímetros de distância. A mim, perdem-me para todos esses "botões vizinhos" a cada dia que passa.

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Pesquisar

Mais sobre mim

foto do autor

Redes Sociais

Deixem like no facebook:


E sigam o instagram em @carolinagongui

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Leituras

2024 Reading Challenge

2024 Reading Challenge
Carolina has read 0 books toward her goal of 25 books.
hide


Estou a ler:

O Segredo do Meu Marido
tagged: eboook and currently-reading
A Hipótese do Amor
tagged: currently-reading
I'm Glad My Mom Died
tagged: currently-reading
Spare
tagged: currently-reading

goodreads.com

Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2023
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2014
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2012
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2011
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D